quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Projeto Redes sociais com alunos das 6ª Sèries do CEA

Justificativa.

A compreensão literária de gêneros e a boa escrita já sabemos que advém da boa leitura, com a preocupação da continuidade de trabalhos feitos em anos anteriores, viemos através deste, propor um trabalho sério voltado para a turma de 6ª Série (7º ano). O projeto se propõe trabalhar com o acervo da Biblioteca CEA de forma a selecionarmos livros que tratem de temas do interesse desta faixa de idade de adolescentes, tais como aventura, esporte, namoro, terror, suspense, lendas, fabulas e demais temas que se fizerem presentes e que possam vir a surgir do debate entre o professor de língua portuguesa, a pedagoga e o bibliotecário para com os alunos. E por estarmos trabalhando com uma geração que se conecta a internet por muito tempo, que utiliza a tecnologia com alta frequência de vezes ao dia, utilizaremos canais da internet para podermos socializar nosso conteúdo produzido durante o caminho a ser trilhado neste projeto. Iremos inserir os trabalhos em canais tais como Blog, redes sociais e portal do CEA.


Objetivo.

- Despertar interesse literário;

- Debater situações do dia a dia destes adolescentes;

- Construir textos literários;

- Postar no blog da biblioteca (www.biblioblogcea.blogspot.com) os melhores textos escritos e escolhidos entre os alunos;

- Divulgar os textos postados no blog da Biblioteca e no portal do CEA e entre os colegas, professores, familiares e comunidade agostiniana, solicitando que acessem o blog e o canal de rede social para que possam opinar a respeitos dos textos que forem postados;



Metodologia

No espaço da Biblioteca CEA iremos selecionar livros com temáticas diversas que possam mais facilmente nos ajudar a despertar o interesse num primeiro momento pela leitura de nossos alunos, para que num segundo momento possamos chegar aos objetivos do projeto.

Em conjunto com o professor de língua portuguesa e em supervisão da pedagoga responsável, proporemos aos alunos o objetivo do trabalho, explicando os objetivos finais do projeto, em conversa e através da demonstração da página do blog da biblioteca e citando o espaço no portal do CEA, explicaremos que a dinâmica do trabalho se dará em formato de ciranda de livros, e em cada semana os alunos levarão emprestado da biblioteca um livro entre os selecionados previamente pelo bibliotecário em acordo com os professores de língua portuguesa e a pedagoga responsável, e todos os alunos envolvidos terão de desenvolver um texto em formato de resenha, sem se prenderem a um gênero literário somente, sendo possível criar, escrever livremente, mas respeitando a concordância verbal, o tempo e a boa fluência, tudo supervisionado pelo professor responsável. Com a opinião do professor de língua portuguesa, elegeremos os melhores textos e estes irão configurar no blog da biblioteca CEA, local virtual onde estarão postados. Irão constar também num canal de uma rede social, e ao final do projeto irão definitivamente para o portal CEA e desta forma cada aluno irá divulgar o seu texto, título e o endereço eletrônico do blog da biblioteca para que amigos, familiares, colegas, etc., possam acessa – los e deixarem seus comentários e votos, e a cada mês iremos supervisionar estes acessos e contabilizar os mais bem divulgados.



Bibliotecário: Paulo Henrique A. Vieira

Resenhas dos Alunos da 6ª Sèrie A. - Mostra Cultural e Literária - 3º Trimestre 2011

Nome: Arthur Bagusti / Livro: Historias folclóricas de medo e de quebranto



Em uma de muitas historias fascinantes que se encontram neste livro, a que mais me fascinou foi a de Roberto do Diabo, essa historia conta da vida de um homem que tinha prazer em matar, destruir e machucar. Mas como tudo tem um fim ele consegue voltar atrás e pedir perdão pelos seus erros, e por final ele consegue encontrar a sua alma gêmea, tenso assim o perdão de seu pai, de sua mãe e de todas as outras pessoas do vilarejo que ele morava.

Nome: Arthur Proença / Livro: Zero a Zero



Rodrigo tem 19 anos, ele adora futebol, mas como ele trabalha em uma loja de artefatos de borracha não consegue chegar na hora certa do treino de futebol e por isso é escalado para os jogos sempre começando no banco de reservas. No entanto ele é o mais habilidoso e as chances dele fazer parte do time titular é muito grande.

Mas o destino lhe reserva uma surpresa muito ruim. Ele sofre um acidente de moto, tem que usar cadeira de rodas. Depois ele descobre que a vida não foi planejada para quem não pode usar os braços, as pernas e os olhos.

Nome: Carolina Uliana Bahiense / Livro: Nos passos da dança



Fernando é um professor de dançarino excelente, o seu único defeito é sempre chegar atrasado em suas aulas. Apesar de perfeito dançarino é um homem charmoso que acaba enlouquecendo uma de suas alunas, a Iara. Fernando não se interessa por ela, mas a mesma não se conforma com essa atitude.

Certo dia Fernando é despedido da academia que dava suas aulas. Ricardo seu amigo, pelo motivo de ser um ótimo dançarino, acabou assumindo a turma de seu amigo Fernando. Com isso, desperta interesse em sua aluna Angélica e ela também se interessa por ele. Iara a amiga de Angélica, acaba sentindo ciúmes do namoro de sua amiga, mesmo não sentindo nada por Ricardo.

Será que Iara vai conseguir o amor de Fernando?

Para saber mais leia este livro.

Nome: Dalya Ava Rocon de Souza / Livro: Ladrões de histórias



Os trevosos são seres imaginários e estão no nosso mundo comendo todas as letras por que alguém os ou trouxe do outro lado – o mundo da imaginação – e com isso todas as lembranças e historias estão desaparecendo.

Mas Jorge e Alice receberam uma carta assustadora da cidade que os explica o que esta acontecendo e com sua ajuda vão para o mundo da imaginação em busca da solução que é achar o rio de letras que é onde vivem os trevosos que os explicarão o que terão que fazer, mas até chegar lá eles vivem várias aventuras e confusões, mas isso não para por ai, a memoria das pessoas não esta recuperada e eles terão de procurar as ninfas que cuidam do arquivo da terra e convence-las que é verdade tudo que falam para assim, elas fazerem cópias das histórias para que eles recuperem tudo que foi perdido.

Nome: Davi / Livro: Aleijado


Fred tem 16 anos e um dia pegou a moto de um grande amigo chamado Tony. Com essa moto Fred Sofreu um acidente grave, onde seus pés foram esmagados. O médico fez uma projeção de 2 anos sem poder andar e Fred ficou muito deprimido e triste com isso.

Quando sua cadeira de rodas chegou, ele ficou um pouco mais animado, pois iria sair de casa pela primeira vez desde o acidente.

No prédio em que morava não havia rampas para poder descer e subir com sua cadeira de rodas e Fred teve de contar com a boa vontade dos trabalhadores do prédio, e na rua as coisas foram ainda piores, haviam muitos buracos e nenhuma rampa na calçada.

Fred começa a ler o livro “Robinson Crusoé” e decide mudar e procurar Rebecca, outra paralítica que tenta ser sindica do prédio para construir a rampa.

Quando Fred percebe que Vica, sua namorada, esta gostando de Tony seu melhor amigo, Ele continua amigo de tony, mas termina com Vica e não quer papo com ela nunca mais.

Ele agora poder andar livremente pelo prédio porque as rampas foram feitas e agora ele têm acesso.

Nome: Giovanna Luisa Marquette / Livro: A marca de uma lágrima



É um livro que fala sobre uma menina que se acha feia, o nome dela é Isabel. Ela tem uma melhor amiga que se chama Rosana.

Em um dia a mãe de Isabel lhe chama para ir a uma festa de aniversário de um primo dela, que não a vê desde pequena, mas ela decide que irá somente se sua amiga Rosana for. Chegando lá ela vê seu primo, e fica apaixonada por ele, mas ele fica apaixonado por sua melhor amiga. Rosana conhece um menino chamado Fernando, Isabel vai para um jardim e é beijada por um menino, mas ela não viu quem era por que o jardim estava escuro.

Então seu primo Cristiano começa a namorar Rosana e Isabel escreve poemas lindos se passando por Rosana, que manda os poemas para Cristiano. Com isso Isabel sofre muito, pois esta apaixonada por ele, mas Fernando é apaixonado por Isabel.

Dias e dias se passam, e acontece uma tragédia, a diretora de sua escola morre, mas tem um mistério, ela foi assassinada ou ela se suicidou?

Será que Isabel ficará com Cristiano ou ficará com Fernando?

E a diretora quem a matou? Ou foi um suicídio?

Nome: Hugo Mariani Frasson / Livro: Os robôs medievais


A turma dos tigres recebeu uma carta do Dr. Maritimo que não só era um convite para seu castelo em Londres como também era um pedido de socorro. Três robôs medievais inventados por ele haviam sido roubados e se caíssem em mãos erradas, poderiam se tornar um verdadeiro perigo.

Já em território inglês o inventor foi passando dicas e pistas para os detetives mirins. O doutor saiu com um de seus três criados, ( Sr. Patterton, Jonathan e Linda), para comprar ferramentas e deixou uma caixa com a turma onde haviam mais pistas, o que eles e nem o inventor sabiam e que a caixa foi sabotada para os ladroes ganharem tempo. Os detetives foram a Harroda, ao museu de cera e a livraria, como estava escrito mas não conseguiram nada. Lendo o jornal de domingo Dr. Marítimo leva um susto ao ler que as joias da rainha seriam expostas na Tower of London junto com os robôs medievais, foi quando caiu a ficha, os três “fieis” criados usaram o controle remoto dos robôs para roubarem as joias e fugirem, quando percebeu a turma saiu correndo em direção a Torre, até que no meio da multidão Patrick consegue desligar os robôs pegando o controle remoto e os ladroes são presos e a turma dos tigres salva o Dr. Marítimo.

Nome: Isabella Nascimento Machado / Livro: Robinson Crusoé



Robinson Crusoé nasceu em 1632 e ao contrário do que os pais queriam, ele tinha uma forte atração por aventuras.

Logo quando jovem, saiu mar à fora em busca de aventuras e em uma dessas viagens uma forte tempestade o fez naufragar, perdendo todos os seus tripulantes e o capitão. Robinson em meio as ondas fortes, conseguiu chegar a uma ilha .

No dia seguinte ao naufrágio, Robinson conseguiu chegar ao que restava do navio, pegando tudo o que iria precisar. Pegou um cachorro e um gato que ficaram de companhia para ele.

Ao voltar para a ilha, fez uma fortaleza que anos depois veio a ser derrubada, obrigando-no a reconstruir e fazer por segurança uma casa no meio da ilha que nomeou de desespero.

Robinson ficou lá sempre agradecendo a Deus por ter sobrevivido e por ter tudo o que precisava para viver.

Numa noite, ele descobriu que canibais faziam rituais para comer outros da tribo e tomou coragem uma vez, salvando um canibal a quem chamou de Sexta-feira.

Até que um dia avistou uma embarcação e partiu deixando Sexta-feira tomando conta da ilha.

E ai? Será que Crusoé voltará a sua ilha? Só lendo!

Nome: Jean Samuel / Livro: O safari dos monstros.



Este livro fala de mais uma aventura da turma dos tigres, os integrantes são: Patrick, Lú e Gigi.

Nessa historia a turma foi convidada para conhecer uma reserva de proteção animal, com varias animais em extinção, chegando lá o passeio se torna legal e tranquilo, mas derrepente vira um terror, seres estranhos aparecem do nada no meio da vegetação e então a turma dos tigres começa a investigar estes seres estranhos, eles armam armadilhas para pega-los mas nunca dão certo, mas com a ajuda da polícia eles conseguem pegar todos os seres estranhos e eles descobrem que eles eram traficantes de animais.

No avião de volta para casa, eles cantam a mesma musica que cantam sempre no final de uma aventura “ somos os tigres, somos os tais, vencemos qualquer parada, o que você quer mais?”.

Nome: João Pedro Moraes Miossi / Livro: Os Cavalos da República



O livro trata de uma historia passada de pai para filho, desde aproximadamente 1900.

A historia conta a vida de Rafael, um gaúcho que amava cavalos, mas que um dia teve que ir para o Rio de Janeiro, capital federal da época, para morar com seu pai. Porém la ele viveu grandes aventuras, paixões, doenças, estudos forçados, mas a principal delas foi a seguinte:

Um dia Rafael ficou doente, e não podia visitar os cavalos, mas durante a noite ele foi escondido ao quartel para vê-los, quando chegou lá ele viu os cavalos conversando, pareciam estar tramando um plano, estavam indignados por serem sempre usados. Dois dias depois, Rafael já estava curado, ele viu a praça em frente ao planalto central fervilhante, então foi ver o que estava acontecendo, era o Marechal Deodoro da Fonseca em cima do seu cavalo, quando chegou mais perto, o cavalo piscou para ele, Rafael ficou assustado mas depois ele se acalmou. Rafael nunca mais deixou de ver os cavalos, ele também se casou com a uma linda garota que lá conheceu.

Nome: Lidia Chisté / Livro: Kina a Surfista


Como já diz o titulo, Kina adorava surfe, e melhor ainda se for com Cadú, seu melhor amigo. Na verdade cadú e um misto de amigo, pois ele é empresário, já foi seu namorado e agora é seu melhor amigo. Mas a historia não falo só de surfe. Um dia os dois resolvem fazer uma viagem para conhecer outras praias. O avião havia atrasado, então Cadú foi comprar algo. Quando Kina ouviu o número do seu avião, chamou Cadú. Ele por sua vez encontra Bete, uma amiga antiga. Ao vê-la Cadú pronuncia seu nome e ao ouvir, Kina se arrepia por já ter sonhado com ela. Quer saber mais? Então leia o livro Kina a Surfista, um livro onde se misturam historias de amor, perseguições e a luta em defesa de uma paraíso ecológico.

Nome: Lucca Jeveaux Oliveira / Livro: Dom Quixote.



Em Dom Quixote há um homem admirador de historias de cavaleirimos que após tanto ler essas histórias de cavaleiros medievais, decide se tornar um desses cavaleiros andantes e assim viver suas próprias historias como herói, apesar de estar no século XVI. Ele vivia numa aldeia da Espanha, a qual não sabemos o nome. Era um homem de cinquenta anos, ele tinha uma lança enferrujada e um escudo bichado. O único amigo dele na vida era Tomás, o padre e Nicolau, o barbeiro. Mesmo estando numa idade mais avançada ele queria mais que a vida. Antes de sair de casa ele ajeita a armadura, de papelão e sucata e lança-se a aventura pelo mundo.

Nome: Maria Carolina Muller / Livro: A tulipa negra.



O livro conta a historia de Cornelius Van Baerle, um jovem medico, que morava na cidade de Dordrecht. Após a morte do pai, que em seus últimos momentos aconselhou ao filho, leva uma vida repleta de luxuria e sem economias, Cornelius largou sua profissão e começou a estudar insetos e plantas, Visto que isso não gastava muito dinheiro, Cornelius mudou de interesse e passou a cultivar e criar Tulipas. Depois de algum tempo, foi dito que haveria um concurso, que a associação horticula de Haarlem pagaria cem mil florins para aquele que conseguisse criar uma tulipa negra, sem mancha alguma. Van Baerle se pôs a fazer suas experiências. Baerle era tido como inimigo por seu vizinho que também cultivava tulipas, porém em condições piores, seu nome, Isaac Bodel,

Um dia Van Baerle recebe a visita de seu padrinho, Cornélio de Witt, que lhe entrega um pacote, Isaac espia tudo.

Seu padrinho acaba sendo incriminado e morto, isso acaba incriminando Van Baerle, que é preso. Na cadeia ele conhece Rosa, que viria a ser sua amada. Baerle já tinha conseguido produzir únicos 3 bulbos da flor negra.

O amor entre Cornelius e Rosa é testado e se ele prevaleceu isso você terá de descobrir. Será que Rosa e Cornelius ficarão juntos? E a tulipa? Leia a historia de encantou, surpreendeu e divertiu imensamente a mim.

Nome: Matheus Pessoa / Livro: O santinho ( Crônica – O diamante)



O livro o santinha fala de várias historias legais do autor Luiz Fernando Verissimo , e então eu vou falar de umas dessas historias.

O diamante

Uma vez uma menina chamada Maria chegou em casa, voltando da escola, com uma cara de poucos amigos, e seus pais acharam estranho e perguntaram:

O que aconteceu Maria: diz o pai de Maria, e ela responde:

Eu não valho nada! E então a mãe de Maria diz que ela é a filha dela e que para ela e seu marido, ela vale muito.

Não satisfeita com o que a mãe disse, Maria pega seu cachorro de pelúcia e vai para o seu quarto, o pai de Maria vai até o quarto dela e diz:

O que foi Maria? Então ela responde:

Eu não valho nada! Só na minha sala de aula têm 7 Marias! O pai dela diz:

Sabe um diamante? Ele tem valor porque ele é precioso, ou seja, tem poucos no mundo, mas imagina se todo mundo tivesse? Iria ficar sem graça, por isso ele tem muito valor, e é como você. Podem existir varias meninas com o mesmo nome que o seu, mas você é única! O pai de Maria deu um sorriso e saiu do quarto, tempos depois Maria ri e fala para o seu cachorro de pelúcia:

Sabe um diamante? ...

Nome: Pedro Henrique / Livro: Prova de fogo



Gil era um garoto que ninguém o conhecia, ele era burro, feio e fresco e ainda era apaixonado por uma garota, mas ela nem sabia disso. Certo dia houve um sequestro, e Gil pensa que investigando este sequestro seria a oportunidade de todos saberem quem ele era, ele começou a investigar este sequestro usando sua inteligência e astucia, conseguiu enfrentar os bandidos e ser reconhecido pelas pessoas e sua escola.

Recomendo este livro, muito bom!

Nome: Renan Fontinato Conceglieri / Livro: Missão – Reciclar papai.



O livro fala sobre uma família que esta começando a se desmontar e os filhos, Joe a Claire, veem percebendo isso. Até que a mãe deles decide se separar e a separação. Os filhos, Joe e Claire, longo pensam em um plano para poder unir seus pais novamente. Então eles decidem que Joe vai morar com o pai. Então eles colocam seu genioso plano em ação, ensinar o pai a virar um maridão, manter a casa limpa, cozinhar, sem que eles percebam sua intenção. Enquanto isso, Claire permanece na casa da mãe, evitando pretendentes, para que sua mãe não se case novamente, a não ser com seu antigo marido. Os conflitos familiares aproximam os dois irmãos, e depois de muito esforço eles conseguem que o pai e sua mãe voltem e eles voltam a ser uma família equilibrada, em um relacionamento novamente.

Nome: Robertha dos Santos Peixoto / Livro: A Ladeira da saudade.



Lília é de uma família rica de São Paulo e termina seu namoro com o filho muito chato da amiga de sua mãe. Sua tia-avô NInota aparece na cidade e como o clima da família anda meio pesado, o pai de Lília sugere que a menina viaje com a tia para Outro Preto. Em Ouro Preto Lília descobre, fascinada, uma cidade mágica. Ela conhece as “tetetes”, garotas cujos nomes começa com a letra T. Elas participam de um grupo de teatro de bonecos, liderado por Dirceu. Lília e Dirceu se envolvem e começam um namoro, em meio as descrições históricas da cidade e paralelos entre o seu amor e do poeta Árcade Gonzaga e sua amada Dorotéia. A mãe de Lília a leva de volta para São Paulo à força, mas a tia Ninota faz a mãe de Lília perceber que é melhor deixar a filha decidir seu próprio destino. O despertar de um amor verdadeiro no coração de uma adolescente, que vence a barreira do preconceito racial.

Nome: Solimar Mayara Pereira da Silva /Livro: O medo e a ternura


O livro fala sobre uma menina chamada Esmeralda que trabalha em uma floricultura e que é apaixonada por Greg, um menino que adora escrever poemas, principalmente para Esmeralda. Confundida com a filha de um milionário, a menina é sequestrada por três homens brutos, que a levam para uma igreja abandonada. Desesperada , Esmeralda espera por um resgate que nunca vai ser pago. O que acontecerá com ela nas mãos dos monstruosos sequestradores e o corcunda enorme que dizerm chamar-se Bicho preto? Será que Esmeralda será resgatada por Greg ou conseguirá fugir? Você irá se surpreender com essa maravilhosa historia cheia de romance e muitos suspense.

Nome: Vinicius Avelino / Livro: Veneno Lento.



Serginho é o melhor amigo de Marcão, o sonho de Serginho é ser presidente dos bêbados irrecuperáveis e Marcão só queria duas coisas, ficar livre dos tremores nas mãos e dos pesadelos com o jacaré, e ele não admitia ser chamado de bêbado. Quando foram a um bar, alguém colocou veneno no copo de Serginho. Ele morreu em poucos dias, ligaram para a casa de Marcão falando para ele não ir ao velório que seria na casa dos pais de Serginho, e era melhor ele sair de casa porque a mãe de Serginho havia denunciado Marcão para o delegado, então ele vai para o bar do Danto, e pede ajuda ao Danto, que perguntou se aquela hora ele queria beber, Marcão falou que nunca mais na vida iria beber.

Resenhas dos Alunos da 6ª Sèrie B. - Mostra Cultural e Literária - 3º Trimestre 2011

Nome: Alexandre Camilo de Alvarenga / Livro: Corrupto


O livro corrupto traz o sofrimento de uma família quando descobre que o pai é um fraudador do INSS. Hebert, filho desta família, fica horrorizado quando todos os jornais mostram noticias de seu pai na primeira pagina, ao lado de uma manchete que grita “Corrupto”.

Na escola os amigos não falam mais com o garoto e ele sente uma peso e uma culpa incríveis pelo que aconteceu. Sua irmã é vaiada na rua, nos muros da casa da família aparecem pichações todos os dias e as amigas de sua mãe sugerem que ela peça separação.

Mas será que essas mulheres não tem marido corrupto? Será que o divorcio é o único jeito de solucionar o problema?

As pessoas acham que a corrupção é solucionada de maneira agressiva, mas não é assim, se algumas dessas famílias que estão zombando das pessoas que tem o mesmo sangue soubessem o que era ter um marido ou um pai corrupto, se soubessem o que essa familia esta sentindo agora, então pensem bem antes de chamar uma família de corrupta.

Nome: Arthur Dias / Livro:O caminho de Ísis.



Ísis é uma adolescente como todas as outras, recebeu um presente que era uma pedra esculpida em forma de falcão e no centro da pedra havia um olho de Hórus, que é um antigo deus egípcio filho de Ísis e Osório. Ísis era uma adolescente que adorava historias, adorava mistérios do antigo Egito, seu professor tinha um apelido de faraó, por que as vezes ele parecia jovem e outras vezes parecia mais velho. O sonho de Ísis era entrar na faculdade de direito pois o direito lhe fascinava porque mexia com a liberdade humana, tem como matéria prima o homem como cidadão. Ísis parra por varias provas para descobrir se era a escolhida pelo olho de Hórus, em uma dessas provas, Ísis andava pela rua com um amigo sei, quando viu uma cena desoladora, um policial chutava as pernas de uma mulher caída no meio fio, ela perguntou ao policial por que ele estava chutando as pernas dessa mulher, e ela perguntava se ele não via que ela tinha muitas varizes e por isso não podia andar, o policial quase prendeu Ísis. No final da história Ísis é a escolhida que passa por 13 provas e o olho de Hórus da o sinal.

Nome: Brayan Lincoln Dupphi Neves / Livro: Perdidos na Amazonia 1



Dan é um menino que mora em São Paulo, ele estava fazendo aniversário de 11 anos e seu avô sempre viajava muito com ele, mas essa viagem era diferente, por que eles iriam viajar para Manaus e ficar em um hotel na Amazônia. Quando Dan pegou o avião para Manaus ele conheceu uma aeromoça muito “gata”, e ele também tinha um vizinho de poltrona muito falador, falou a viagem inteira, exceto na hora que o avião deu uma grande turbulência.

Quando ele chegou no aeroporto de Manaus ele ouviu um homem gritar o nome “Daniel” e ele achou estranho por que o nome dele era realmente só Dan, então ele lembrou que tinha outro garoto da idade dele no avião, mas ele foi assim mesmo. Quando ele estava no avião do homem que o chamou, o homem recebeu uma transmissão falando que ele pegou o garoto errado, então ele empurrou o menino do avião.

Dan teve sorte por que ele estava com muito pressa no aeroporto, porque ele queria usar o banheiro e sem querer ele pegou a bolsa do seu vizinho de poltrona que era paraquedista, Dan abriu rapidamente o paraquedas e agarrou na arvore. Foi então que ele achou um novo amigo, um macaco que Dan chamou de Barrigudo, que ajudou ele a sair dali.

Mas havia mais um problema, já estava escurecendo e Dan estava com fome, ele foi andando pela floresta quando achou um barraco, quando entrou ele viu um vulto passando ao lado de sua orelha, ele correu para dentro do barraco e então entraram 4 mulheres morenas e uma loirona muito linda. Depois dessa noite ele procurou pistas nesse barraco que na verdade era um laboratório, ele achou uma foto da família dele com o professor velho que era um cientista muito conhecido, quando ele saiu dali ele se encontrou com um menino índio, ele tentou falar com ele mais ele so falava tutu! Derrepente, começou a chover e já estava tarde porque Dan perdeu muito tempo olhando um espetáculo de borboletas.

Então as 4 mulheres falaram para ele seguir com elas, e todos entraram numa caverna bem escura, onde havia uma porta de aço com uma luz vermelha, quando eles passarão o cartão na porta ela se abriu e Dan chegou numa sala bem grande com muitos televisores, esses televisores eram câmeras que mostravam varias partes da floresta, havia ali uma mesa com bolo e refrigerante. Mandaram que Dan comece e lhe fizeram varia perguntas, ele respondeu que não sabia de nada e que só queria voltar pra casa, então mandaram Dan abrir a Mao e colocaram em sua mão uma caixinha com uma formiga venenosa, ela picou a mão de Dan e ele sentiu uma tonteira, depois disso o soltaram na mata, pois ele iria servir de isca para acharem o bisavô dele, que na verdade era o professor velho da foto, ele já estava tonto e caiu no chão e logo após isso apareceram dois meninos índios que levaram ele para uma cabana, mas Dan foi sentado em cima de um javali, o nome desse javali era Queixada, uma espécie de porco do mato e lá na cabana cuidaram dele.

Depois eles foram para uma grande aldeia, lá ele se encontrou com o velho japonês que viu na foto também com seu avô, e depois do ritual da onça-pintada a doutora nova chegou e foi nessa hora que o bisavô de Dan apareceu para salva-lo.

Depois de tudo seu bisavô falou por que desistiu do ramo da ciência, por que ele estava pesquisando sobre folclore, o bisavô de Dan lhe mostrou o Curupira, e então seu bisavô o colocou num avião para que ele fosse embora dali, e assim acabou a historia, Dan indo embora da Amazônia depois de viver uma grande aventura.

Nome: Érika Monique / Livro: Manobra Radical.



Robson um menino que mora na favela, trabalhava nas ruas olhando os carros para ganhar dinheiro e ajudar sua madrinha. Mas ele é fera no skate. Um dia ele encontra Junior um menino muito rico, mas Junior estava precisando muito de uma aula de skate, queria aprender para conquistar uma menina chamada Adriana, pois ele falou para ela que era fera no skate, mas na verdade ele não sabia nem se equilibrar em cima do brinquedo.

Então ele resolve chamar Robson para ser seu professor de skate. A família de Junior não queria aceitar, pois Robson era favelado e eles tinham medo de acontecer alguma coisa com seu filho.

Será que o esporte pode mesmo aproximar pessoas de mundos tão diferentes?

Sim, o pai de Junior entendeu a decisão de seu filho e resolveu dar uma chance para eles. Mandou fazer uma rampa para eles treinarem todos os dias. Passou um tempo e Junior já estava bem no esporte. Falou com Robson que iria fazer um festão e chamaria Adriana, para provar para ela que sabia andar de skate.

Ele fez a festa e conquistou o coração da menina, virou amigo de Robson e agradeceu por ter ajudado-o, quebrando todos os preconceitos.

Nome: Giovanna de Almeida Fernandes / Livro: Primeiro Amor



Esse livro fala de um garoto chamado Tavico, que se apaixona pela primeira vez por Rita, mas o seu melhor amigo tenta roubar ela de Tavico. Ele enfrenta diversas situações. Primeiro é a venda da fazenda de seus pais que ele amava, depois a morte de Alzira e Emilia, duas senhoras que trabalhavam na fazenda, depois ele se muda pra cidade, la ele ganha um melhor amigo o Pitoco, um cachorro muito amável , na seqüência ele conhece a Rita e se apaixona por ela e o seu melhor amigo o João Manoel virá seu rival, por querer também conquistar a Rita. É uma historia divertida e romântica de se ler.

Nome: Jéssica Corrêa / Livro: As portas do destino



Claudia é divorciada e possui um filho de 8 anos, Rodrigo, muito mimado por toda a família e estava ficando muito difícil para ele cuidar do filho, da casa e do consultório médico onde trabalhava, foi ai então que contratou Arminda, uma empregada para morar em sua casa. Arminda foi abandonada pelo marido e teve que levar seu filho Gidailson, juntos. Os dois meninos, Rodrigo e Gidailson não se deram muito bem no início, mas com o passar do tempo os meninos passam a se considerar irmãos. Rodrigo filho de Claudia passa a ser menos mimado e Claudia passa a conhecer um novo amor o de Rival. Arminda se sente bem morando com o filho e tendo dinheiro para levar uma boa vida. Gidailson é feliz com as novas coisas e o novo amigo Rodrigo, Rival que é pai solteiro, tem uma filha chamada Aline, que se apaixona por Gidailson. O tempo passa e todos viram uma grande família feliz.

Nome: José Gabriel / Livro: Perdido na Amazônia 1


Dan estava fazendo aniversário, seu pai e seu avô não se davam bem, mas Dan sempre viajava muito com seu avô, Mas dessa vez eles foram para a Amazônia, porque seu avô estava numa viagem de negócios em Manaus.

Dan pegou o avião em São Paulo e conheceu duas pessoas, uma era a aeromoça muito gata e o outro era o seu vizinho de poltrona, que era paraquedista. Quando Dan chegou em Manaus escutou um homem gritar “Daniel” , ele achou estranho por que seu nome era só Dan, então Ele entrou no avião com o homem, quando eles estavam cruzando o rio negro, Dan percebeu que estava no caminho errado. O homem recebeu a transmissão pelo rádio dizendo que tinha pego o garoto errado, então ele jogou Dan do avião , mas ele teve sorte, porque pegou por engano a bolsa do paraquedista , ele abriu rapidamente o paraquedas e na queda fico preso numa árvore.

Foi ai então que ele conheceu o barrigudo que era um macaco muito esperto que ensinou Dan a descer da árvore. Já estava escurecendo, Dan ficou caminhando pela floresta e achou um barraco, ele entrou ma quase foi acertado por uma flexa, quando entrou apareceram 5 mulheres muito bonitas, e uma delas era a Dr. Nova que Dan descobriu no outro dia. Ele já estava com fome foi quando ouviu um grande grito, era o barrigudo do lado de fora que jogou uma banana para ele comer, Dan comeu tudo e foi tentar achar uma saída , foi quando se encontrou com um índio pelado que devia ter a sua idade, antes disso ouve um espetáculo de várias borboletas migrando. Já estava escurecendo, a Dr.Nova tinha câmeras pela floresta inteira, e até no barraco que ele estava, mas na verdade era um laboratório do Dr. Velho que era bisavô de Dan. No barraco ele encontrou um disco. Quando estava escuro começou a chover grosso, apareceram as 4 mulheres, ele ia começar a ouvir o disco no seu disc man, quando viu as 4 mulheres, lançou com toda sua força o seu disc man na água, para elas não escutarem.

Elas levaram ele para o laboratório super moderno da Dr. Nova, lá ela fez muitas perguntas e ele disse que não sabia de nada, realmente não sabia. Ela pegou duas formigas super venenosas, esse veneno era super fatal, ela soltou Dan na floresta depois de ter tomado duas picadas das formigas em suas mãos, o bisavô de Dan aparece na floresta, mas Dan já esta muito tonto.

Ele caiu no chão e o menino índio apareceu e levou ela para a tribo, lá cuidaram dele e no outro dia foram para outro lugar, todos juntos. Esse lugar era outra tribo, ele brincou o dia todo, se sentiu como um índio , até ficou pelado e pintou o corpo. A noite fizeram o ritual da onça pintada, Foi ai então que ele estava andando e viu a Dr. Nova, o índio vestiu a roupa de Dan e despistou a Dr. Nova, mas ela não descobriu que era o índio Tutu com a roupa de Dan, quando ela voltou e estava perto de Dan prestes a pega-lo seu bisavô apareceu com o avião do lado e mandou Dan ir embora, mas ele queria ficar, mas foi embora mesmo assim. E foram os dias mais legais da vida de Dan.

Nome: José Paulo Feghali / Livro: O fantasma do shopping Opera


A família de Mariana enfrentava problemas financeiros e aos 15 anos de idade a garota teve de trabalhar como balconista em uma loja do shopping.

No inicio gostou de tudo, do lugar, que admirava desde criança, das colegas, do salário, que lhe dava independência.

Aos poucos, porém, as coisas pioraram. A garota começou a ouvir vozes e a ver coisas estranhas. Sr. Heitor, o marido da patroa, sentia-se atraído por ela e tentava seduzi-la. Mariana gostava de um colega da escola, o Leopoldo, mas seu amado sofreu um acidente misterioso no terceiro andar do shopping.

Estaria sendo perseguido por algo sobrenatural?

Nome: Klayver B. Pereira / Livro: O golpe de aniversariante (Crônica O homem na cozinha)



A crônica fala que homem na cozinha é de natureza um chef e que a mulher cozinha por obrigação. O personagem ouve dois executivos conversando minuciosamente sobre uma receita de frango com ameixas. E alguns homens fazem sucesso na cozinha preparando um frango, um vegetal ou coisa assim. Ele convida alguma pessoas para almoçarem, e fez uma receita maluca e a maioria das pessoas ficam com medo de comer a comida, e ele da uma animada falando “Há que delicia!” ...”comam, comam”, uma das convidadas pega uma coxa do frango e mastiga por um tempão os outros convidados escondem a codorna embaixo do arroz e assim continuou até conseguir um elogio.

Nome: Lara Bastos Machado / Livro: Não se esqueçam da rosa


Foi sem aviso que uma luz envolveu os japoneses da cidade minutos depois. Um clarão que derrepente , devastou construções ,matou vidas instantaneamente e imprimiu em outras tantas uma lembrança inesquecível. A explosão da bomba atômica em Hiroshima mudou para sempre o Japão e o Mundo.

Não se esqueçam da rosa, conta a historia de Hanako, uma menina meiga e sensível, filha de pai japonês e mãe brasileira. Mesmo tendo nascido anos após a guerra Hanako se descobre vítima da mesma. Seu amado pai Akio, quando criança, em meio as explosões de bombas no Japão, esteve exposto a radioatividade, o que afetou suas células reprodutoras. A menina então, sofre de osteopatia, uma doença de origem genética, que em termos leigos, significa que seus ossos iriam se esfarelar, e não se sabia ao certo quanto tempo lhe restava.

Hanako deixa registrado em seu diário, pensamentos que nos fazem refletir, onde a violência irá nos levar? Será que algum dia a luta pela paz irá superar todas essas guerras que deixam marcas profundas na vida de inocentes?

Nome: Luiz Henrique / Livro: Bagda o skatista



Bagda é um garoto que gosta muito de andar de skate, ele até venceu um torneio e foi entrevistado, mas a repórter corre o risco de ter sua entrevista cancelada, Bagda controla um pouco o seu desconforto, afinal o caderno de esportes daquele jornal é o mais lido da cidade, com um meio sorriso lateral o garoto tenta recuperar a simpatia da repórter. Encarando aquela provocação da repórter como se fosse uma calçada, uma rampa ou uma escada com corrimão dos que ele costumava enfrentar de skate, Bagda propõe uma manobra radical, ou quase, e volta a falar do que lhe interessa.

Nome: Mateus De Biase / Livro: Melhores dias virão


Enquanto a mãe e os quatro irmãos trabalham, Lenilson sai a perambular pelas redondezas da periferia. Ele acaba conhecendo Zelão e sua gangue, e por influência deles acaba entrando para o mundo da marginalidade, drogas, assaltos, etc. Depois de se envolver em vários crimes, ele em um desses crimes é pego pela polícia e é mandado para a Febem. Lá ele conhece varias pessoas iguais a ele. Um dia ele foge da Febem e decide formar sua própria gangue, nessa gangue entram vários moleques novinhos e muitos deles morrem bem cedo. Lenilson para escapar de um grupo de extermínio que jurou-o de morte, resolve partir para uma cidade do interior e refazer sua vida lá.

Nome: Matheus Leão / Livro: Dom Quixote


Dom Quixote é um senhor que vive no mundo da fantasia das cavalarias e das donzelas em perigo. Com sua frágil armadura e com seu magro asno (Leuro) ele vai viver aventuras em castelos e calabouços, pelo menos na sua imaginação.

Sua amada, Dulcineia, que na sua mente o vê lindo como um príncipe, é uma simples camponesa de sua cidade.

Ele arranja uma confusão na hospedaria da cidade, derruba varias pessoas no chão, agindo como cavaleiro.

Seu “escudeiro”, Sancho Pança, o ajuda em suas aventuras, é seu ajudante com os cavalos, no pequeno abrigo onde moram. Quando ele voltou para casa, uma surpresa o esperava, baviam queimado todos as suas novelas de cavalaria.

Dom Quixote e seu escudeiro foram então em busca de aventuras, quando passaram em um pasto onde vários homens e éguas acampavam, o cavalo de Dom Quixote mexeu com as todas e os homens o derrubaram no chão. O cavaleiro numa humilhante luta e desmaiado pelo grupo.

Ele viveu varias aventuras, umas mais frustradas que as outras. No final, Sancho Pança aprumador de cavalos e Dom Quixote, já satisfeito com suas aventuras, percebe que podia descansar em paz e assim foi.

Nome: Otávio Buffon / Livro: A geometria da Amazônia


André e Isabela não se continham de felicidade porque em algumas horas reencontrariam os pais, que não viam haviam três meses, por causa de um acidente na empresa que trabalhavam. No meio da viagem o avião caiu na floresta e conheceram uma tribo indígena chamada Irumuaras que haviam feito amizade com eles. André e Isabela viveram muitas aventuras com a tribo indígena. E Isabele deixou para seus amigos da tribo um pergaminho de construções geométricas que os ajudariam a construir casas.

Nome: Rafael Firme da Silva / Livro: Lobo do Mar.


Este livro conta a historia de Humphrey que viajando de São Francisco, ocorre uma tempestade e seu barco naufraga. A bordo do navio Ghost, sob o comando de Lobo Larsen, um barco caçador de focas.

Larsen possui uma doença, porém ele nunca fala, por muitas vezes questiona e as poucas testa.

Humphrey, Larsen o promove a primeiro imediato, agora ele que sempre foi contra a tirania, que a tripulação sofria, vira alvo de desconfiança, quanto a quem é bom e fica indeciso entre os lados.

A história muda quando outras pessoas são resgatadas do mar e Humphrey se apaixona por Maud, uma pessoa inteligente e bela. Agora Humphrey tem mais um enorme motivo para questionar as ordens de Larsen, para reconquistar sua liberdade, dessa vez ao lado de Maud.

Este é um livro incrível, cheio de histórias marítimas, em O Lobo do Mar.

Nome: Thales Ferraz / Livro: Perdidos na Amazônia 1


Dan estava fazendo aniversario de 11 anos, seu avô sempre viaja com ele, mas desta vez eles foram para a Amazônia, quando Dan entrou no avião conheceu uma aeromoça muito bonita e também havia um vizinho de poltrona que era paraquedista e muito falador, falou a viagem inteira, exceto na turbulência. Quando Dan Chegou ouvia um homem gritar o nome “Daniel”, ele achou estranho que o seu nome ser chamado, mas ele foi mesmo assim, e entrou em um outro avião com o homem, e durante o vôo receberam uma transmissão de rádio dizendo ao homem que ele havia pego o garoto errado, dessa forma o homem jogou Dan para fora do avião, por sorte Dan pegou por engano a bolsa do paraquedista, e logo abriu o paraquedas e caiu em uma arvore, foi então que conheceu o macaco barrigudo que o ajudou a descer da arvore, logo já estava escurecendo na mata e Dan achou um barraco que na verdade era um laboratório, isso ele iria descobrir no outro dia, antes disso ele conheceu a Doutora Nova, já estava com com fome e foi quando barrigudo deu um grito e jogou um cacho de bananas para Dan e ele comeu. Depois ele foi revistar o laboratório e achou um disco mais estava escurecendo e chovendo, e Dan foi ouvir o disco, mas ai chegaram as 4 mulheres que trabalhavam para a Doutora Nova, e elas o levarão para o laboratorio e a Doutora Nova lhe fez varias perguntas e colocou 2 formigas venenosas na mão dele, e Dan foi picado por elas, e ele se perdeu na mata, ate que um índio o achou e levou-o para sua tribo, no outro dia o índio levou Dan para a outra tribo e la fizeram o ritual da onça a noite, e a Doutora Nova chegou e achou o Dan, ate que seu bisavô aparecesse e lês fossem embora.

Nome: Tobias Silva Tomé / Livro: Na ilha do Dragão


O livro na ilha do dragão começa falando de 4 amigos chamados, Guga, Fredy, Barril e Carol.

O pai de Guga vai para fora do continente para pescar com Seu Peixoto e resolve chamas os amigos de Guga e claramente todos aceitaram na hora, o mais difícil foi convencer os pais, mas no final todos aceitaram.

Na hora de ir para a ilha Guga, seu pai e seus amigos descobrem uma surpresa, eles irão de barco, quando todos saíram do carro correram direto para o barco, ajeitando as cadeiras, no barco todos conversam antes de sair, menos Guga que estava todo amarelado e enjoado, percebendo isso seu amigo pergunta, Guga, você esta bem? Diz seu amigo Fredy, é você parece parece enjoado, completa Carol, você que devia estar enjoada, retruca Guga, você é menina, mas eu estou bem, diz Carol, e até estou adorando.

O barco estava quase partindo quando um garoto de cabelo cheio de gel e bem retinho olhou para os garotos e puxou uma cadeira para o canto do barco com suas malas e nelas estava escrito Frederico de Alcântara Dornelles Terceiro.

Chegando na ilha todos estavam felizes, foram caminhando até o hotel Maré Boa, que era um hotel lindo, simples mas incrível, e nisso eles passaram o tempo todo arrumando as malas. A noite todos foram jantar no restaurante da Dita, todos acharam a comida espetacular. Depois do jantar eles se reuniram em uma fogueira na praia, para ouvir historias, a historia mais chocante foi a lenda da ilha do dragão, a historia do pirata que diziam ter um pacto com o diabo e todos tinham medo dele, até que ele escondeu o seu ouro na ilha e morreu, mas todos os que tentaram pegar seu tesouro, foram mortos pelo pirata que voltava a vida em forma de dragão pra proteger seu tesouro. Muitos não acreditam na lenda, mas muitos dizem que tem visto o dragão. Será real a lenda? Existe Tesouro? Descubra lendo o livro, incrível!

Nome: Vinicius Souza Natalli Pereira / Livro: David Cooperfield.


David Cooperfield vivia feliz com sua mãe viúva, até ela se casar com um homem frio e seco, o homem se casara na verdade pelas heranças da família Cooperfield. Deste modo David brincava e aprontava felizmente até seu padrasto o interromper e o colocar de castigo. Qualquer brincadeira, traquinagem que o menino fazia, seu padrasto chegava e o colocava de castigo. Certo dia David aprontou tanto que seu padrasto ficou tão, mas tão nervoso, que o mandou para um orfanato. Como a palavra da mãe quase não valia na casa, David foi mandado diretamente para o orfanato. Sabendo isso a mãe, cada vez mais entristecia, e veio a morrer prematuramente. No orfanato David aprende modos de vida, convive com um mundo cruel, mas também faz amigos e enfrenta os desafios da vida sozinho.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Projeto Redes sociais.

Projeto Redes Sociais - Turmas de 6ª Séries do Centro Educacional Agostiniano

(Bibliotecário Paulo Henrique e Professora de Língua Portuguessa Nazareth)


6ª Série A


6ª Série B


Justificativa.

A compreensão literária de gêneros e a boa escrita já sabemos que advém da boa leitura, com a preocupação da continuidade de trabalhos feitos em anos anteriores, viemos através deste, propor um trabalho sério voltado para a turma de 6ª Série (7º ano). O projeto se propõe trabalhar com o acervo da Biblioteca CEA de forma a selecionarmos livros que tratem de temas do interesse desta faixa de idade de adolescentes, tais como aventura, esporte, namoro, terror, suspense, lendas, fabulas e demais temas que se fizerem presentes e que possam vir a surgir do debate entre o professor de língua portuguesa, a pedagoga e o bibliotecário para com os alunos. E por estarmos trabalhando com uma geração que se conecta a internet por muito tempo, que utiliza a tecnologia com alta frequência de vezes ao dia, utilizaremos canais da internet para podermos socializar nosso conteúdo produzido durante o caminho a ser trilhado neste projeto. Iremos inserir os trabalhos em canais tais como Blog, redes sociais e portal do CEA.


Objetivo.

- Despertar interesse literário;

- Debater situações do dia a dia destes adolescentes;

- Construir textos de diversos gêneros literários, sem o compromisso de nos prendermos somente a uma linha;

- Postar no blog da biblioteca (www.biblioblogcea.blogspot.com) os melhores textos escritos e escolhidos entre os alunos;

- Divulgar os textos postados no blog da Biblioteca e no portal do CEA e entre os colegas, professores, familiares e comunidade agostiniana, solicitando que acessem o blog e o canal de rede social para que possam opinar a respeitos dos textos que forem postados;

- Os melhores textos e mais comentados no blog e no canal de rede social, serão escolhidos todo mês através de votação e posteriormente sua apresentação irá ocorrer no espaço da Biblioteca em formato de leitura e discussão entre a turma, e estes no final do projeto irão compor uma pequena obra impressa que será distribuída entre as famílias e alunos participantes em evento a ser produzido no espaço da biblioteca CEA.


Metodologia

No espaço da Biblioteca CEA iremos selecionar livros com temáticas diversas que possam mais facilmente nos ajudar a despertar o interesse num primeiro momento pela leitura de nossos alunos, para que num segundo momento possamos chegar aos objetivos do projeto.

Em conjunto com o professor de língua portuguesa e em supervisão da pedagoga responsável, proporemos aos alunos o objetivo do trabalho, explicando os objetivos finais do projeto, em conversa e através da demonstração da página do blog da biblioteca e citando o espaço no portal do CEA, explicaremos que a dinâmica do trabalho se dará em formato de ciranda de livros, e em cada semana os alunos levarão emprestado da biblioteca um livro entre os selecionados previamente pelo bibliotecário em acordo com os professores de língua portuguesa e a pedagoga responsável, e todos os alunos envolvidos terão de desenvolver um texto em formato de resenha, sem se prenderem a um gênero literário somente, sendo possível criar, escrever livremente, mas respeitando a concordância verbal, o tempo e a boa fluência, tudo supervisionado pelo professor responsável. Com a opinião do professor de língua portuguesa, elegeremos os melhores textos e estes irão configurar no blog da biblioteca CEA, local virtual onde estarão postados. Irão constar também num canal de uma rede social, e ao final do projeto irão definitivamente para o portal CEA e desta forma cada aluno irá divulgar o seu texto, título e o endereço eletrônico do blog da biblioteca para que amigos, familiares, colegas, etc., possam acessa – los e deixarem seus comentários e votos, e a cada mês iremos supervisionar estes acessos e contabilizar os mais bem divulgados.

Ao final de um tempo determinado, iremos escolher entre os mais bem divulgados e comentados o melhor texto do ano de 2011, e na semana da culminância do projeto cultura e literatura, os melhores textos irão compor uma pequena obra a ser impressa e distribuída entres os alunos participantes e suas famílias, e um exemplar ira compor o acervo da biblioteca, e irão, coletivamente formar conteúdo no blog da biblioteca CEA, e o melhor texto, no final do ano poderá ser premiado, dentro de um evento a ser produzido no espaço da biblioteca CEA, tudo isto será definido em conversa entre a equipe responsável pelo projeto e a direção do CEA.


Bibliotecário: Paulo Henrique A. Vieira


Resenha do Livro Nós temos a força, Por: Klayver Bonometti Pereira. - 6ª Série B.


Klayver Bonometti Pereira
Resenha do Livro:

A história acontece nas férias, no acampamento adrenalina pura. A história é muito legal, principalmente pelos seus mistérios, que acabam ensinando ao Douglas e ao Zé Luiz, a importância das amizades. Logo no começo do livro, já surge um mistério: o boné de Zé Luiz some e você tem que resolver as charadas. Que foi fácil achar as respostas é só você prestar atenção. O Zé Luiz tem uma irmã chamada Isa, que logo no início se enturma com as garotas. A primeira atividade é um torneio de futebol, onde o nome dos times masculinos e femininos são escolhidos, mas ai acontece outro mistério. As coisas começam a esquentar quando em uma das atividades que é a caça ao tesouro, onde a galera tem que se unir para descobrir um mistério, você vai ter que ler o livro para saber. O Zé Luís faz amizade com o Fejo e desce pela tirolesa. Sua irmã observa que no começo ele tem um pouco de medo mas depois, se solta. No final a galera aprende uma lição: Juntos temos a força!

Resenha do Livro O menino do dedo verde, Por: Solimar Mayara Pereira da Silva - 6ª Série A.


Solimar Mayara Pereira da Silva
Resenha do Livro:

Tistu era um menino que morava em uma casa muito grande, bonita e que brilhava. O nome de sua casa era a casa-que-brilha. Ele morava com o Sr Papai e a dona Mamãe. O nome da casa foi dado por um empregado Calaro que a deixava tão limpa que brilhava muito. Tistu era um menino bem rico, pois seu pai tinha uma fábrica de canhões. Tistu tinha um pônei chamado Ginástico. Tistu morava numa cidadezinha Chamada Mirapólvora. Um certo dia, o Sr. Papai resolveu colocar Tistu numa escola, mas foi uma decepção para os pais de Tistu, porque ele dormia nas aulas e sempre respondia errado às perguntas que seu professor fazia. Então, por esse motivo tistu é expulso da escola. O Sr Papai tem uma idéia: resolve colocá-lo para aprender as coisas vendo-as e vivenciando-as. As aulas que Tistu teve primeiro foi com o jardineiro Bigodes e com o gerente da fábrica de canhões, o Sr Trovões. Foi no primeiro dia de aula que Tistu descobre com o jardineiro Bigodes que tem o polegar verde. No seu segundo dia de aula com o Sr. Trovões, o lado triste da vida. Descobre como é a prisão, então, resolve ir até lá durante à noite para que ninguém perceba e coloca seu dedo na terra para que nasça lindas flores para alegrar aquele lugar horrível. No outro dia, a população fica espantada com o fato de nascer flores em uma noite. Eram tantas flores que as portas não se fechavam mais, e, nenhum preso queria fugir de lá, pois o presídio estava mais lindo do que nunca. O lamaçal da favela foi completamente absorvido pelas flores que enfeitavam as casas, fazendo com que aquela favela se tornasse, em pouco tempo, uma atração turística. Em um hospital dentre os pacientes, havia uma meninnha que contava os buraquinhos do teto para passar o tempo, passou a contar os botões de rosas, que nasceram no seu leito. Tanto a cidade onde vivia tistu quanto a vida das pessoas mudou completamente. Um certo dia, Tistu resolve conhecer a fábrica de canhões do Sr. Papai, inconformado com a história do mal que os canhões e as guerras provocavam, secretamente Tistu bota o dedo nos canhões que estavam sendo enviados para uma guerra. Então a guerra fracassa , pois ao invés de bombas, os canhões lançavam flores. Tistu vendo o desespero do Sr. Papai com a fábrica arruinada, resolve revelar que foi ele quem plantou as flores nos canhões e pr prova o que falou, fazendo nascer uma flor no retrato de seu avô. O Sr. Papai resolve transformar a fábrica de canhões em fábrica de flores. A cidade passa a ser conhecida como Miraflores. Tistu na verdade era um anjo.